sexta-feira, 30 de março de 2012

O coração sangra, quando a cabeça padece!



Naquele quarto de hospital, Efésio definhava, sozinho, à espera que a senhora dos corvos, o viesse buscar. Somente tinha a atenção e cuidados de Angélica, enfermeira, que se compadecia de sua efermidade e solidão. Todos os dias, ela vinha ao seu quarto, até mesmo depois de seu plantão para conversar e ver como ele estava, era estranho, mas sentia ternura pelo moribundo.

_Oi , como vai o senhor?

_Estou indo minha querida, mas sinto que minha hora se aproxima. O que houve? Ve...jo que, cof cof cof ....está triste, sin...to cof cof cof em seus olhos.....

Angelica sorri amarelo, colocando a franja atras da orelha.

_Vou te contar um pequeno relato senhor Efésio. Hoje é o dia muito triste para mim, é o dia em que perdi minha mãe, uma mulher sofrida, que lutou para me criar sozinha, viveu solitária, angustiada, a espera de um amor que nunca voltou e se fez....aliás, só o que fez foi, deixar-me em seu ventre e partir por causa de uma intriga, na verdade acho que nunca soube de minha existência.

Lágrimas rolaram na face do idoso....

_Que houve? Vou parar, o senhor não se sente bem?

_Não minha filha, continue, é que...cof cof cof.... me lembrei de um relato parecido. O que aconteceu a sua mãe na juventude?

_ Ela ia se casar, sabe como é em cidade de interior, festança!!!!! Mas no dia de seu casamento, o noivo a deixou no altar, aliás, foi até lá para escorraçá-la na frente de todos. Foi por causa das más e envenenadas línguas, que ele fez isso, a acusou de traí-lo e a deixou, partindo da cidade para nunca mais voltar. Porém, o que ele nao sabia, é que minha mãe, já me carregava em seu ventre, e que gente malvada inventou o que nunca existiu para separá-los. E nunca mais o viram em Nova Selaria.

Lágrimas cortantes, começaram a escorrer agora aos jatos dos olhos de Efésio....

_Desculpe, o senhor não deveria se emocionar desse jeito, me perdoe!!!

Efésio, suspira fundo, fita longa e sofridamente os olhos de Angélica.

_Não minha menina, tenho algo à ...cof cof dizer. Sabe porque estou aqui morrendo cof cof ....sozinho?

_ É melhor o senhor descansar!!!

_Não, cof cof...preciso falar cof cof. No início de minha vida, era jovem, forte e apaixonado por uma linda moça. No dia do nosso casamento,cof cof ... meu melhor amigo, me disse que havia passado a noite anterior com ela e que tinha que me contar. Fiquei desnorteado, cof cof cof....cego e surdo....fui até a igreja, a repudiei, e a única coisa que guardo em minha mente, são dois olhos amendoados que lançavam um lamento calado....cof cof cof.... Fui embora daquela cidade, e nunca mais quis voltar, nem nunca mais amei outra mulher, nem quis formar família...cof cof cof. Por isso termino meus dias, solitário, neste leito de hospital....

Angélica paralizada e sem conseguir acreditar no que ouvia, sentiu arder seus olhos e seu peito queimar.... junto com um frio que percorria sua espinha.

_Não pode ser!!!!!O senhor....

_Cof cof cof... Se esses anos de castigo serviram para algo, foi para me ensinar que a vida dá voltas ,e....cof cof cof, o passado quando mau resolvido .... volta, para acertar as contas. Quantas noites, criança...cof cof cof, pensei em sua mãe.... em como teria sido, e não foi. Mas meu orgulho ferido falou mais alto.

_Minha mãe nunca lhe traiu, foi tudo inventado por inveja. Ela nem teve outro homen na vida, até deixar este plano, vazia....

_O que é a vida não? cof cof cof...terminar a vida num leito, nas mãos de minha filha , que nunca cheguei a conhecer, nem saber que existia....cof cof cof, entenderei se quiser se afastar , por tudo que aconteceu....cof cof cof.

Angélica se levanta, com lágrimas nos olhos, se aproxima do seu leito e o abraça, como sempre sonhou poder fazer com quem ajudara a lhe trazer à vida.

_cof cof cof, mas eu pensei que me odiasse ...cof cof cof.

_ Foi a ignorâcia que fez tanto o senhor quanto minha mãe perderem uma caminhada inteira juntos , sofrendo afastados.... mas, não será essa mesma, que fará eu agir como cega e insensível perante a vida. Se ela me trouxe ao senhor, foi por algum motivo, e eu não fugirei. A mágoa e o orgulho nunca ajudaram ninguem em nada.

Efésio agradeceu aos céus a oportunidade de poder ter paz e alegria, pelo menos na hora de sua passagem....que não demorou muito a se cumprir....




Andréa C Narita




Nota: Ouçam mais a voz do coração e menos as línguas do mundo, o ser humano pode as vezes, ser muito cruel.



Nenhum comentário:

Postar um comentário